domingo, 10 de agosto de 2014

Um dia dos Pais feliz para todos!!



Durante o Festival de Cinema um pai e seu filho
            harmonizam e fazem a diferença
Diz a lenda que o primeiro a ter a ideia de se comemorar o Dia dos Pais foi um jovem na Babilônia, há mais de 4 mil anos, que teria esculpido em argila um cartão para o pai dele e a tradição de se comemorar teria começado ali, porém a instituição de uma data oficial para se comemorar esse dia é bem mais recente e surgiu nos Estados Unidos, em 1909.
 A norte-americana Sonora Louise Smart Dodd, queria um dia especial para homenagear seu pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê. Ele sozinho criou os seis filhos pequenos em uma fazenda no Estado de Washington.
Depois de adulta, a filha reconheceu a força  e a dedicação de seu pai em  criar a ela e aos cinco irmãos e o  primeiro Dia dos Pais, entre os americanos, foi então comemorado a 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos foram homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas, mas só em1972,  o então presidente Richard Nixon, proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais na terra de Tio Sam.
 Já o pai brasileiro ganhou sua data especial, em 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, como forma a incentivar a celebração em família, baseado em sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 26 de julho,  dedicado a São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Mas, como uma data aos domingos se mostrava mais propícia para as reuniões em família, o dia dos pais foi transferido para o segundo domingo de agosto.
Na Itália, Espanha e Portugal, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil.  É comum os filhos agradarem os pais com cartões e não com presentes.
A data na Argentina também é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes. O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho.

Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram no dia da Ascensão de Jesus ao céu, que é uma data variável. Nesse dia, pais e filhos costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique. E na Rússia não existe propriamente um Dia dos Pais. Por lá os homens comemoram uma homenagem para eles em 23 de fevereiro, que também é para os russos o “dia do defensor da pátria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário