terça-feira, 14 de julho de 2015

Russian State Ballet, emociona Canela

Uma das mais espetaculares companhias de balé da Rússia,  a RUSSIAN STATE BALLET, veio para Canela com seus bailarinos e bailarinas, delicados, leves e lindos e lotaram o Teatro Municipal, na noite desta terça-feira,14.
Como diria se estivesse fotografando, cliks de ouro!!
Encerrando a Turnê gaúcha com apresentação na cidade do espetáculo "O Lago dos Cisnes", o  evento que chegou a ser transferido,  não perdeu o brilho  e aguçou ainda mais o desejo para ver de perto o elenco famoso no mundo. “Eu nunca sonhei em momento algum de minha vida,  ver um espetáculo como este, assim de pertinho, via os pedacinhos na televisão, estou emocionada.” Disse a vice-prefeita Carmen Seibt,  a Secretaria de Educação, Neusa Dossin estava eufórica no intervalo, “Eles são maravilhosos, estamos encantadas” , já a pequena Virginia, de 6 anos não parava de falar “Eu quero ser como a Rainha, vou pedir para minha mãe deixar eu dançar.”  Emoção e atenção,  os olhos voltados para o palco do Teatro, aplausos e “Bravo”  foi a maneira mais verdadeira de demonstrar o quanto os bailarinos encantaram a comunidade canelense  e visitantes que estavam na plateia.
O espetáculo conta bailarinos que são destaques na Rússia, entre eles, Kirov-Mariinsky e Valeria Vasilieva.
A iniciativa da turnê tem como objetivo popularizar o balé em todo o Brasil e o evento é um projeto de inclusão cultural russa no Brasil tem apoio do Ministério da Cultura da Rússia, da Embaixada do Brasil em Moscou, da Embaixada da Rússia no Brasil e do Ministério do Exterior da Rússia.

A Turnê que passará por varias cidades brasileiras,  se apresenta há 31 anos, e mostra para o público três balés: O Lago dos Cisnes, que foi mostrado em Porto Alegre em 2013, porém  com outro elenco,  Don Quixote e Sheherazade. As coreografias tradicionais apresentam inovações criadas pelo coreógrafo e diretor Viacheslav Gordeev, um dos grandes e reconhecidos nomes do Bolshoi de Moscou. 
O RUSSIAN STATE BALLET , vem se apresentando no  RS desde o dia 27 de junho quando iniciou a turnê em Porto Alegre, passou por Caxias do Sul, Pelotas e Novo Hamburgo e em setembro se apresenta em Lageado.

O diretor cultural da Rússia na América Latina, Augusto Stevanovich, responsável pela programação cultural, afirmou ao final do espetáculo, que este foi um momento maravilhoso e que pretende dar continuidade ao projeto incluindo Canela no roteiro da Turnê para os próximos anos, agradeceu a comunidade canelense,  ao Prefeito  Cléo Port, que foi o grande responsável por  este momento. “Queremos ter Canela em nosso roteiro, não pedimos dinheiro às cidades apenas apoio na logística, e estar aqui foi maravilhoso”,  ressaltou Stevanovich, ao final do espetáculo.
A plateia contou com adultos e crianças da comunidade canelense, secretários de governo, turistas, imprensa e profissionais da área artística da região.

O Lago dos Cisnes
Conta a história do jovem Príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, uma rainha que foi transformada em um cisne por um feiticeiro malvado. Odette  explica que ela é destinada a permanecer como esta estranha criatura, até ser resgatada por um homem que jure amor eterno a ela, ele jura, mas  é enganado pelo feiticeiro, von Rothbart, e declara seu amor por Odile, uma gêmea malvada de Odette.
Este é um dos mais difíceis balés tecnicamente, talvez  pelo fato de que a interpretação é um fator primordial para a essência do espetáculo. É difícil interpretar e dançar ao mesmo tempo,  é  o mais clássico de todos os balés, evidencia a própria essência do trabalho do bailarino: obstinação e busca obsessiva pela perfeição

Nenhum comentário:

Postar um comentário