terça-feira, 7 de abril de 2015

Hoje é o dia do JORNALISTA

O Jornal Gramado Enfoco, deseja aos colegas
 Jornalistas, muito força para continuar 
mesmo com as adversidades!!



Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de abril. A data  homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

Dia do Jornalista
Com o objetivo de homenagear, o Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.
Giovanni Badaró era  médico e jornalista,  foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por  inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.
Entretanto somente  em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Foto: Karin Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário